Downloads

 

Panorama 2020

Em sua nona edição, o Panorama 2020 da ABEAR traz um inédito e necessário registro histórico: a maior crise da história da aviação comercial brasileira, deflagrada pela pandemia do novo coronavírus, é retratada minuciosamente com análises, dados e informações.


 

Panorama 2019

A oitava edição do Panorama representa o último conjunto anual de dados e análises do setor elaborado pela ABEAR antes do severo impacto da pandemia do novo coronavírus. Isso torna o Panorama 2019 de vital importância para servir como uma base fidedigna de comparação das informações da aviação comercial, assim que esse cenário for superado e voltarmos aos patamares normais de operação e desempenho.


Panorama 2018

A sétima edição do Panorama ABEAR traz aprimoramentos de densidade e relevância de seu conteúdo.

O tema dos preços do combustível de aviação foi revistado e atualizado, explicitando a cadeia de valor que o faz um dos mais caros do mundo e o mais forte inibidor do desenvolvimento do transporte aéreo no Brasil. Na seção dedicada aos indicadores de desempenho do Plano Global de Navegação Aérea da ICAO (GANP) foi incluído um detalhamento importante, ao identificar os aeroportos onde ocorrem as ineficiências mais importantes em solo do sistema
brasileiro de transporte aéreo.

A principal novidade do Panorama 2018 é a introdução de uma seção dedicada ao sistema aeroportuário brasileiro na qual se faz uma breve análise sobre sua situação atual e do histórico recente da transferência de importantes aeroportos para a operação privada.


Panorama 2017

A sexta edição do Panorama traz algumas novidades como um levantamento conduzido pela ABEAR para a criação de oito indicadores de desempenho do sistema aeronáutico brasileiro e um aprofundamento na análise da precificação do querosene de aviação (QAV) no Brasil.

Como de costume, a edição 2017 traz também estatísticas básicas do setor (como funcionários e frota) e comprova como a aviação comercial brasileira está entre as melhores do mundo em quesitos como pontualidade, manuseio de bagagens e atendimento nos aeroportos.


capa- panorama 2016

Panorama 2016

A quinta edição da publicação anual da ABEAR ganha nova linguagem visual e análises inéditas. O setor aéreo é analisado como parte de uma rede de relações com as atividades que ele impulsiona. Uma análise dos obstáculos ao aumento da eficiência do transporte aéreo de passageiros, um estudo sobre a conectividade entre os aeroportos brasileiros, evidenciando aqueles com potencial de exploração, além de um olhar dos desafios que o ICMS sobre o combustível impõe para a aviação, são alguns dos destaques.


capa- panorama 2015
Panorama 2015

A quarta edição do estudo contém uma série de análises e informações sobre o transporte aéreo, além da evolução e da contextualização global da aviação comercial brasileira. Entre as novidades do Panorama 2015, destacamos a análise do impacto do transporte aéreo na produção, na renda e na geração de empregos não só no país, mas em cada unidade federativa brasileira. Esses dados são fruto de um estudo da GO Associados encomendado pela ABEAR.


capa- panorama 2014

Panorama 2014

A terceira edição deste documento traz diversas novidades. O conteúdo foi consolidado a partir da reunião de dados e análises do setor aéreo brasileiro, contextualizados em relação a mercados maiores e mais maduros ao redor do planeta.


capa- panorama 2013

Panorama 2013

Segunda edição da série anual de estudos sobre os cenários e as evoluções do setor. As análises foram aprimoradas com o reforço do benchmarking com outros mercados, o que permite colocar as estatísticas do contexto brasileiro sob uma perspectiva global.


capa- panorama 2012

Panorama 2012

Primeiro estudo de cenários do mercado brasileiro do transporte aéreo desenvolvido pela ABEAR. Com dados nacionais e internacionais sobre o setor, faz análises que permitem conhecer, entender e projetar ações para os próximos anos.