Efeito multiplicador na economia
Qualquer empresa, de qualquer setor econômico, precisa compreender os efeitos de suas atividades na sociedade para pautar sua atuação no presente e permitir o planejamento do futuro.
Essa tarefa não é simples. Demanda capacidade de analisar e interpretar desde os efeitos mais óbvios e diretos até as repercussões menos visíveis. É como observar o que acontece ao lançar uma pedrinha em um lago. As primeiras ondas que se formam são bem perceptíveis. Elas continuam seu movimento mesmo longe de onde partiram, quando quase não se pode vê-las.
De forma semelhante, as atividades das empresas repercutem de diferentes maneiras no setor e na sociedade. Para compreender essas relações e efeitos, economistas criaram e aperfeiçoaram uma metodologia que permite avaliar a importância de um setor – e, muitas vezes, apoiar a elaboração de políticas públicas que potencializem seus benefícios.
Desde o início do século, entidades como a International Air Transport Association (IATA) e o Air Transport Action Group (ATAG) encomendam à consultoria britânica Oxford Economics estudos para identificar os impactos globais e regionais do transporte aéreo.
Esses estudos apontam a contribuição direta do setor para a geração de riquezas, criação de empregos e renda, e arrecadação de tributos. Além disso, medem os impactos indiretos na cadeia de fornecedores do setor, bem como os efeitos gerados em setores fortemente estimulados ou que só se viabilizam graças ao transporte aéreo, como os de turismo e comércio exterior. As estimativas tratam, por fim, dos efeitos do consumo de outros bens e serviços por parte dos funcionários e colaboradores dessa cadeia.
Veja no gráfico
Neste estudo, equivale à receita das companhias aéreas com o transporte de passageiros e cargas. Abordagens semelhantes podem incluir atividades de aeroportos, varejos de aeroportos e outros atores do transporte aéreo.
Fornecedores diretos (alimentação, manuseio de bagagens e cargas, manutenção e abastecimento de aeronaves, aluguel de carros etc.) e indiretos (agricultores, indústria automobilística etc.) das companhias.
(efeito renda):
Consumo realizado por funcionários diretos (de companhias aéreas e dos aeroportos) e funcionários de fornecedores diretos e indiretos.
Impactos do turismo viabilizado pelo transporte aéreo (consumo dos visitantes de serviços de hotelaria, alimentação, aluguel de carros, compra de presentes etc.).
Logística, exportações, comércio eletrônico etc.
Nestes gráficos, cada nível mostra o impacto de um tipo de atividade relacionada ao setor. O central apresenta apenas os dados referentes aos efeitos diretos. Cada aro a partir dele acrescenta aos valores anteriores o do nível tratado - na ordem, efeitos indiretos, induzidos, efeito catalisador e em outras indústrias.