Aviação no Brasil

Entre os esforços da aviação brasileira para reduzir seus impactos sobre o meio ambiente, os mais importantes dizem respeito ao aumento da eficiência no consumo de combustível. O objetivo central é voar mais e emitir menos poluentes para cada quilo de peso transportado.


No caminho para a sustentabilidade

*Peso total de passageiros e cargas transportados multiplicado pelas distâncias percorridas.



Medidas para uma aviação cada vez mais sustentável


A jovem frota das empresas aéreas brasileiras usa equipamentos modernos, com motores cada vez mais econômicos e aerodinâmica altamente eficiente. A revisão constante de procedimentos operacionais das companhias e de materiais usados nas aeronaves e nos itens de bordo proporcionam ganhos adicionais.

Também fazem diferença as melhorias nos aeroportos brasileiros, que proporcionam mais agilidade no embarque e desembarque, bem como nos pousos e decolagens e na capacidade para o estacionamento de aeronaves.

Mais eficiência

As medidas adotadas ajudam a reduzir atrasos e, assim, a evitar que combustível seja gasto sem necessidade.

A gradual introdução de satélites nos sistemas de controle de tráfego e navegação aérea, por sua vez, proporciona a adoção de rotas mais diretas entre os aeroportos. Assim, as turbinas dos aviões aceleram e desaceleram menos vezes e as esperas desnecessárias diminuem.

Podemos citar também os programas de compensação de créditos de carbono, o uso de combustíveis alternativos e projetos que visam à redução, ao reúso e à reciclagem de recursos.